terça-feira, 25 de maio de 2010

Despedida

Quase todos os torcedores que eu conheço sabem muito bem o primeiro jogo de futebol que assistiram no estádio. Lembram o adversário, o placar e alguns até quem fez os gols. Eu sinceramente não me lembro do meu primeiro jogo no Palestra Itália. Na verdade, o jogo mais antigo que me lembro de ter assistido in loco foi Corinthians e São Paulo pela final do Brasileiro de 1990.

Consigo me recordar de estar quase todo domingo nas cadeiras cobertas do estádio do Palmeiras com meu pai e meu irmão. Mas a primeira vez que não tive a companhia de um adulto foi só em 1999, na épica final da Libertadores. Com 13 anos de idade vi Zapata colocar seu nome na história chutando aquele pênalti para fora.

Frequentador assíduo do Parque Antarctica, vi as pequenas ampliações e mudanças que aconteceram na casa palmeirense. Nunca entrei como mascotinho antes do jogo, mas por algumas vezes participei da promoção do intervalo que consistia em torcedores batendo pênaltis, mas nunca fiz um gol.


Não tenho ideia de quantos jogos já assisti lá, creio que chegue perto de 500 partidas. Títulos foram poucos, além da Libertadores, vi a conquista de uma Mercosul, um Paulista e a Série B (que não conta), mais pelo mau desempenho do time nos últimos tempos do que pela minha negligência em ir ao campo.


Agora a casa palmeirense vai fechar para uma reforma que deve durar dois anos e que vai dar ao Palmeiras a primeira arena multiuso da América Latina. A ferradura dá lugar a um estádio fechado, com três anéis, mas com a sua maior característica preservada: o campo suspenso.

A despedida foi como nos bons tempos: uma boa goleada sobre o Grêmio em jogo que o time e a torcida simplesmente ignoraram a crise existente. Mesmo com o bom resultado deixei o estádio com um sentimento de tristeza. Tenho certeza que a mudança é para melhor, mas sei que vou falar da velha ferradura como os mais velhos falam da concha acústica do Pacaembu.

Só me resta aproveitar as obras para visitar com mais frequencia outros estádios, como o Pacaembu e a Arena Barueri, locais que devem receber o Verdão nos próximos dois anos.

Um comentário:

  1. Gostaria de compartilhar meus vídeos sobre a Despedida do Palestra Itália

    1# Tudo sobre a despedida do Palestra Itália
    http://www.youtube.com/watch?v=4KvSOuZTOlA

    2# Festa linda no Palestra Itália - Despedida
    (torcida com as faixas de plástico no estádio inteiro, cantando Festa no Chiqueiro)
    http://www.youtube.com/watch?v=_JvAp5KmsK8

    Fiquem a vonts para divulgá-los aí como quiserem! Espero que a galera curta a minha humilde montagem hehe

    valeu!

    ResponderExcluir