segunda-feira, 3 de maio de 2010

Foi na Uningá, mas pode ser em qualquer faculdade

Ontem o Fantástico exibiu reportagem sobre três estudantes que utilizam bolsa do Pró-Uni mesmo sem atender os requisitos necessários para tal. Não vou ficar explicando o caso, então se você não sabe do que estou falando, clique aqui. Eu fui bolsista do mesmo programa.

As regras dizem que deve ser feita apresentação dos documentos a cada seis meses, para que uma pessoa que durante o período do curso tenha melhorado sua condição financeira não continue recebendo o benefício. Em quatro anos de faculdade, nunca pediram nada a mim e a nenhum dos meus colegas de sala bolsistas. Minha bolsa era renovada com uma simples assinatura.

A universidade, por mais que possa tirar a bolsa e passar a cobrar do aluno, com certeza não vai ficar caçando alunos que não deveriam ter o benefício. É lógico que o caso do Paraná é diferente, afinal de contas, ao que tudo indica, elas nunca tiveram condições para participar do programa. Mas mesmo assim a bolsa foi aprovada com a apresentação dos documentos.

Se o governo realmente quer que a bolsa vá apenas para pessoas que realmente precisam, ele mesmo tem que fazer a triagem dos candidatos, porque sinceramente para as instituições de ensino o que vale mesmo é preencher as vagas, elas não se importam se a pessoa pode ou não pagar.

Casos como esse vão continuar aparecendo por causa dessa economia porca de pessoal para realizar a investigação social e confirmar se o candidato tem os requisitos para receber o benefício. Pelo menos para mim foi bom, pude fazer minha faculdade sem pagar, mas e quem não podia e não estudou porque eu estava lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário