terça-feira, 4 de maio de 2010

Sou campeão estadual!! E daí?

Neste fim de semana começa o Campeonato Brasileiro de futebol. Especialistas e torcedores já começam a apontar os favoritos. Todas as listas indicam principalmente os campeões estaduais, afinal de contas se destacaram no regional e levaram a melhor sobre alguns adversários do campeonato nacional. Mas você sabe quantas vezes o campeão brasileiro levou a taça no seu Estado no mesmo ano?

Em 39 edições do torneio isso ocorreu em menos de um terço, ou 30,75%. Foram apenas 12 oportunidades, sendo somente duas na era dos pontos corridos. O Palmeiras é o time que mais alcançou este feito: três vezes. Apenas em 1973 a equipe do Palestra Itália não conseguiu a dobradinha nacional-estadual. O Internacional também não levou as duas taças apenas uma vez. Em1979 o Grêmio levou o Gauchão.

São Paulo e Flamengo que ficam devendo nesse ponto, em seis vezes que foram o melhor time do Brasileiro, considerando o título nacional de 1987 para o time carioca, somente um vez foram os campeões também em seu Estado. Completam a lista Fluminense, Bahia, Crruzeiro, Atlético Paranaense e Corinthians, sendo o último o único que levantou o caneco do nacional mais de uma vez.


Mas além do Brasileirão ainda temos outras duas competições em andamento que também interessam muito os torcedores, a Copa do Brasil e a Libertadores. Se Inter e Palmeiras se destacam por conseguir a dobradinha com o nacional, no continental são os únicos brasileiros campeões que não conseguiram o estadual no mesmo ano. E o São Paulo é o único que conseguiu duas vezes. No total, dos 13 títulos que os brasileiros têm na competição, em sete um campeão estadual levantou a taça, e mesmo que a taça venha para o Brasil neste ano, o aproveitamento ficará em 50%.

A Copa do Brasil tem um número parecido. Em 11 das 21 edições disputadas o campeão também levantou a taça no seu estado (52,4%). Corinthians e Grêmio conseguiram o feito por três vezes. O Cruzeiro, maior campeão da Copa ao lado da equipe gaúcha, realizou a dobradinha em duas oportunidades, com destaque para 2003, quando conseguiu a tríplice coroa, feito que ainda não foi igualado por ninguém. Criciúma, Internacional e Sport completam o hall de clubes campeões dos dois torneios.

E nesse ano o torneio disputado em mata-mata tem tudo para manter a escrita. Dois oito clubes que restam somente três não foram campeões estaduais, Palmeiras, Vasco e Fluminense, sendo que os dois clubes cariocas estão em situação complicadíssima para o jogo de volta e o paulista não tem um ano dos melhores.

Minha previsão é que teremos um baita campeonato, e aponto os times que estão nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores como os principais candidatos ao títulos. Até que não incluí muitos, só 13 dos 20 que disputam a taça a partir deste sábado. Mas vou torcer pelo Palmeiras. Forza Palestra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário