quarta-feira, 24 de março de 2010

O dia que o Furlan perdeu a máscara

Me formei em jornalismo no ano passado. Assim como todos os estudantes tive que fazer um TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. O meu era um site de notícias para a cidade de Barueri. Eu e meus três colegas de grupo fizemos uma semana de cobertura jornalística na cidade.

Além disso fizemos pesquisa na cidade, conhecemos todos os bairros, andamos bastante por lá, entrevistamos pessoas. E ficamos admirados com o município. Tudo muito organizado, as escolas muito bonitas, os postos de saúde limpos, a população satisfeita com a prefeitura. Realmente ficamos com inveja daquela próspera cidade a oeste de São Paulo.


Aí na última segunda-feira o CQC, programa da TV Bandeirantes, exibe reportagem que mostra o desvio de uma televisão doada para a casa de um funcionário da prefeitura. Quem não assistiu ainda é só colocar "CQC Barueri" no Youtube que acha, não coloco os links aqui porque são vários. O caso é que ao saber da matéria, o prefeito Rubens Furlan entrou na justiça para proibir a sua veiculação. E conseguiu por uma semana.

Por causa disso, Danilo Gentilli foi até Barueri novamente para conversar com Furlan e saber qual a causa daquela censura. E foi aí que eu fiquei surpreso. Sem o menor pudor o prefeito começou a ofender os integrantes do programa, falar que tudo aquilo era idiotice, que eles eram babacas, entre outras coisas. Sinceramente não esperava uma reação dessas por parte dele.

Ficou claro que o desvio foi feito já na escola que recebeu a doação. Nem mesmo o secretário de ensino, irmão do prefeito, poderia saber o que aconteceu. Mas no lugar de conversar pacificamente, o chefe do executivo barueriense perdeu a linha e deu a entender que tivesse relação com o caso, sem falar que ficou parecendo que o que ocorreu é normal e não havia motivos para reclamar.

Triste ver como até mesmo em uma cidade que me surpreendeu pela aparente boa administração, casos como esse sejam comuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário